segunda-feira, 18 de abril de 2011

Oleaginosas Também Fazem Parte do Dia-a-Dia



Pequeninas, essas frutinhas já fazem parte da nossa ceia de Natal e Ano-novo, na hora de preparar e decorar os pratos, também como parte dos petiscos onde quer que a gente vá.

Chamadas de oleaginosas, por serem ricas em gorduras boas, que atuam na redução dos níveis do colesterol ruim (LDL) e aumentam o bom (HDL), ajudam, por exemplo, a impedir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Além das boas gorduras elas oferecem minerais como selênio o outros antioxidantes, como vitamina E, que protegem o organismo contra a ação dos radicais livres (eles danificam as células sadias do nosso corpo).

Entre as mais conhecidas e consumidas no Brasil estão: a castanha do pará, recém batizada de castanha do Brasil, castanha de cajú, noz, amêndoa, pistache e amendoim.

Como o próprio nome revela, a semente oleaginosa possui grande quantidade de óleo, e, apesar de ser pequeno suas características são expressivas: é saudável, nutritivo, mas muito calórico. O segredo para não engordar com as sementes está na quantidade. Comer de duas a quatro unidades delas todos os dias é o suficiente para usufruir dos benefícios sem prejudicar a dieta. Afirmam especialistas nestas sementes, e para que você as conheça bem, saiba agora as principais características das sementes citadas acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário