quinta-feira, 28 de abril de 2011

Dieta para Diabetes



A má alimentação trás riscos a saúde e um dos problemas de saúde mais comum nos seres humanos aqui no Brasil e a diabete, a diabete é uma doença cronica que não tem cura porém possui controle perante o uso correto de medicações, o má controle com a diabete faz com que a pessoa entra em um processo de envelhecimento rápido.

Este tipo de envelhecimento não digo ao favor da beleza e sim da falência dos órgãos mais importantes como os rins, olhos, cérebro entre outros, o problema é causado pelo excesso de glicose na circulação promovendo a lesão de pequenos vasos sanguíneo que podem ocorrer a qualquer órgão de seu corpo.

Alimentação
A alimentação é muito importante e devemos sempre consumir alimentos saudáveis evitando o excesso de doces, refrigerantes, bebidas alcoólicas entre outros, caso você tenha diabete você deve evitar em seu cardápio: açúcar, balas, chocolates, bombons,vinhos, doces, champanha, bolos, tortas, refrigerante e sorvete, mel, geléias, cerveja e alimentos fritos.

Mas por outro lado existe também os alimentos permitidos que são: cominho, louro, oréganos, café e chá (sem açúcar), limão, salsa, salsão, alho, cebola, vinagre, pimenta, carnes e peixes devem ser cozidos, grelhados ou assados, verduras devem ser preparadas sem gorduras ou farinha.



Dieta para Diabéticos
Desjejum: 1 copo de leite ou Coalhada ou 5 colheres de mesa niveladas de leite em pó ou 1 fatia de queijo + 1/2 porção de fruta; Café a gosto com adoçante sintético; 1 pãozinho francês (50g); 1 ponta de faca de margarina (5g) Ou Chá, mate, chá de erva-doce; torradas ou 4 crackers; 60g de pão integral ou de gluten; Manteiga.

Almoço: salada crua com vinagre ou limão, à vontade; 1 vegetal verde, 1 branco e 1 vermelho ou amarelo.

Folhosos cozidos – à vontade; 2 colheres de sopa cheias de arroz (de preferencia integral)ou 3 colheres de mesa de massas: macarrão, talharim, etc. (pref. Integrais) ou 3 colheres de mesa de feculentos: batata inglesa ou doce, aipim, angu.

Metade das porções acima poderá ser substituída por 3 colheres de sopa de feijão, soja, ervilha seca, lentilha, outras leguminosas. 1 porção normal de carnes (preferir frescas); 1 porção normal de legumes cozidos de qualquer tipo, mesmo beterraba (4 colheres de mesa).

Pouca quantidade de óleo: girassol, soja, milho, etc. (1 colher de sobremesa). Quantidade normal de fruta (qualquer tipo); 1 copo de suco natural de fruta;

Merenda: o mesmo que o desjejum

Jantar: o mesmo que o almoço.

Ceia: 1 copo de leite; 1 pãozinho francês (50g); 1 ponta de faca de margarina (5g), como no desjejum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário